sábado, 4 de junho de 2011

O CRISTO DE TODA HUMANIDADE E O SENHOR DE TODO O UNIVERSO

            O cristianismo está centralizado em Cristo. Jesus Cristo, juntamente com o Pai e o Espírito Santo, é o seu objetivo de fé e louvor. Já que Ele representa o exemplo supremo e o modelo de conduta, serviço, atitude e orientação de nossas vidas, um estudo de sua vida será esclarecedor e inspirador.
            A Palavra de Deus nos orienta  a “estarmos sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós...”(1Pe 3:15). A Igreja do Senhor tem vivido momentos difíceis nestes últimos tempos, devido a falsos “mestres” e uma teologia triunfalista e sem nenhuma base bíblica, onde o senhorio e deidade de Nosso Senhor tem sido questionado e posto em pé de igualdade com os “deuses” de outras religiões. Os contrários a Jesus fazem várias indagações sobre sua relação com o mundo e com missões mundias. Perguntam eles: Qual foi a atitude de Cristo para com as pessoas não judias ? Ele relaciona seu ministério com o universo das nações ? Cristo era um nacionalista, particularista e regionalista, ou Ele era um universalista ? Ele era um indivíduo internacional com uma missão mundial ? Os benefícios de sua vida e morte estavam designados para uma pessoa ? Ou o Seu ministério se voltava para as nações do mundo todo ? Jesus estava consciente em seus dias na terra de sua importância racial e de uma missão universal ? Ele possuía um horizonte universal, uma perspectiva maior do que restaurar o judaísmo ?
            Diante destas indagações, nós como cristãos precisamos responder a essas pessoas baseados e alicersados na Palavra de Deus. Um estudo aprofundado do Evangelho de João veremos que Cristo éconhecido como o  Logos (“o Verbo”), a luz que iluminava todos os homens, a vida, o Filho. Em Cristo, Deus está relacionado diretamente a este mundo conhecido como Cosmos (“Universo”). João usa esse conceito 79 vezes e demonstra as várias relações de Deus com o cosmos. Nos termos mais fortes possíveis, João introduz a atividade universalista de Deus. Deus não está voltado só para um grupo de pessoas ou um povo em seus interesses, amor e relações; Ele conduz o mundo segundo seu coração e propósito.
            João nos mostra também  que “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito...”(3:16). “Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele” (3:17). Somos informados de que Cristo é “o Cordeiro de Deus, que tira (carrega) o pecado do mundo” (1:29); “o Salvador do mundo” (4:42); “o pão de Deus é aquele que...dá vida ao mundo” (6:33); “a luz do mundo”  (8:12; 9:5; 12:46). Fala-se do Espírito Santo como Consolador que irá condenar ou “convencer o mundo” (16:8).
            Em Cristo Jesus existe uma relação salvadora entre céu e universo. O Espírito Santo está hoje envolvido ativamente nessa relação redentora. Ao mesmo tempo que isso possa ser misterioso, é ao mesmo tempo real. O Espírito Santo está condenando os homens em todos os lugares (16:8), e Ele está escolhendo homens dentre todas as nações para Cristo (12:32). O movimento missionário e as consequüências de tais princípios são evidentes e impressionantes. Progressivamente, mas com segurança, Cristo irá triunfar em todas as esferas de sua relação, pois “Ele é realmente um Cristo missionário; o Cristo de toda a humanidade e o Senhor de todo o universo”. Acredito que o teólogo George F. Vicedom aproxima-se muito do pensamento bíblico quando diz: “A bíblia em sua totalidade designa apenas uma intenção de Deus: salvar a humanidade ”.
            E para isso Ele conta com você !

Pb.Mauro Rezende

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